sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estudo de uma instituição - Troupe União 1º de Dezembro Caparidense


                Esta instituição está localizada na Calçada 1º de Dezembro em Caparide; freguesia de S. Domingos de Rana; concelho de Cascais e distrito de Lisboa.
                É uma construção antiga, de pedra, pintada de branco, com vários pisos e pinturas na fachada. Começou a ser construída em 22 de Abril de 1929 e ficou pronta a 1 de Dezembro de 1936.
                A instituição tem um carácter cultural, desportivo e recreativo. Por lá já se fez de tudo um pouco… teatro, ginástica, futebol (até houve futebol feminino), Karaté, música e muitos bailes e festas. E também tiveram um Rancho. Durante uns tempos, os meninos da nossa escola iam lá almoçar e também frequentavam o A.T.L . da instituição, onde faziam coisas muito interessantes e giras (como os teatros de fantoches).
                Mas voltemos à história da instituição… Foi fundada em 1913 por vários ilustres de Caparide, tais como: Artur da Costa Pereira, Adelino dos Santos, José Marques da Silva, Joaquim António Palhinhas, José Vicente da Encarnação, Rosalino Joaquim Raimundo, Feliciano Basílio Silva, e outros.

Curiosidades:
·         A primeira televisão em Caparide foi para a Troupe Caparidense. Os habitantes de Caparide iam lá só para verem a famosa “caixa mágica”. Mas para assistirem tinham de pagar, os sócios pagavam 50 centavos e os não sócios pagavam 70 centavos.
·         Em 1950, acendeu-se a primeira luz em Caparide, na Troupe Caparidense.
·         Em 1959, a Troupe Caparidense participou pela primeira vez no Corso de Carnaval do Estoril, com um carro alegórico.
·         Há muitos anos atrás, a principal indústria em Caparide era a dos sapatos de trança.

             Adorámos saber a história desta instituição! Para pesquisar recorremos às nossas famílias que nos ajudaram bastante (factos, acontecimentos, o hino, ...). E o Sr. Ruela veio à nossa sala contar-nos a história da Troupe União 1º de Dezembro Caparidense e algumas curiosidades, tal como nos contou um pouco da história de Caparide. Descobrimos que muitos dos nossos Pais fizeram actividades na Troupe! No final, todos juntos, com a ajuda da D. Lavínia, cantámos o Hino da instituição. Mas não foi só isso...a D. Lavínia também cantou uma das músicas do Rancho, que falava das lavadeiras de Caparide e dos sapatos de trança.
          Obrigado a todos!

8 comentários:

Anónimo disse...

é bom saber a história de Caparide.........ou melhor da sociedade
ass:miguel

Anónimo disse...

OLA PROFESSORA JOANA GOSTEI DAS COISAS DE CAPARIDE.BEIJINHOS. ASS:TIAGO BAPTISTA

Anónimo disse...

Esta parte do blog está muito gira.
assinado:RITA...

Anónimo disse...

É muito interessante divulgarem a história do local onde os nossos meninos estão a crescer e a estudar. Tenho pena é que a instiuição esteja quase ao abandono... onde quase todos os pais dos nossos meninos, assistiam aos cinemas, bailes, festas, e os tipicas festas do S-Pedro.
obrigada
ass.: Vera (mãe do Miguel)

Anónimo disse...

Adorei apreder com o senhor Roela e os cantares
da dona lavinha adorei a historia de caparide
ass.Joana

Anónimo disse...

Adoro a nossa sociedade e as coisas que ela nos dá. Vamos continuar a aprender e a estudar!

Assinado: Diogo Soares

Anónimo disse...

Fui aluna da D. Stela Aurora, de quem muito gostei. Vivi quase 30 anos em Caparide. Boas recordações das festas de S. Pedro, na sociedade Troupe União 1º Dezembro Caparidense! As quermesses, o cheiro da sardinha assada no pão, as bandas, o tempo das músicas como a lambada e os Da Vinci... enfim, memórias. Há-que guardá-las. Laura R.

Anónimo disse...

Gostei muito de ouvir a D. Lavínia a cantar apesar de já não me lembrar da música!


Diogo Soares :)

Enviar um comentário