quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1º de Dezembro de 1640

Ontem foi feriado...Vamos descobrir porquê...


Ao perder a independência, Portugal passou a ser governado por reis espanhóis. Este domínio durou 60 anos. O primeiro foi Filipe I (II de Espanha), aclamado nas Cortes de Tomar, em 1581.

Em 1598, com a morte de Filipe I, sucedeu-lhe seu filho, Filipe II. Este aumentou os impostos, o que provocou o descontentamento da população.

Passados 23 anos, sobe ao trono Filipe III. O seu reinado ficou marcado pela violência e opressão a que os Portugueses estiveram sujeitos.

Com estes acontecimentos, o nosso país entrou em crise e o descontentamento era geral. Entretanto, o desejo de independência nunca morreu. Algo se planeava…E os motins espalhavam-se pelo país.

Para conseguir a independência, um grupo de portugueses (os conjurados) planeou, em segredo, uma revolução, marcada para 1 de Dezembro de 1640. Entretanto, convidaram D. João, duque de Bragança, para futuro rei. Assim, conforme haviam planeado, os conjurados, juntamente com outros apoiantes, concentraram-se no Terreiro do Paço. À hora combinada, alguns dos conspiradores invadiram o Paço da duquesa de Mântua, que era a representante do rei espanhol, e prenderam-na.

Com esta revolta, a nossa independência foi restabelecida, após 60 anos de domínio espanhol. Ainda hoje comemoramos esse dia, com o feriado nacional de 1 de Dezembro.

Nesse gloriosa manhã de 1 de Dezembro de 1640, D. João foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Lisboa. Seguiu-se um período de lutas com os espanhóis – Guerras da Restauração – que iriam, finalmente, garantir a independência de Portugal.

1 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do feriado .
Gonçalo

Enviar um comentário