quinta-feira, 10 de março de 2011

Os Afectos

Para quem não sabe, os afectos são os sentimentos e o carinho que se partilham com a família, amigos, professores, animais…
Mas os afectos não são uma coisa assim tão simples! Os afectos têm uma mãe! A auto-estima. Sem ela, não se pode dar afectos.
Digamos que é como um baú. Só que cada pessoa tem o seu e cada bebé, quando nasce, tem um já prontinho a servi-lo. Nesse baú, guardamos os nossos tesouros mais preciosos… como o amor da família, a felicidade e a saúde que nós temos.
Como esse baú é tão precioso, precisa de três chaves para ser aberto! A 1ª é: Eu pertenço aqui! A 2ª é: As pessoas dão-me valor! E a 3ª é: Eu sei fazer coisas!
Esse baú funciona com a auto-estima. Quando nos portamos mal e somos refilões, antipáticos e agressivos, a auto-estima não nos dá essas chaves. Principalmente quando fazemos tudo ao contrário do que dizem as chaves. Se nós pensarmos: eu não pertenço aqui, não me dão valor e não presto para nada, a auto-estima não nos dá as chaves e não podemos voltar a recuperar os nossos tesouros.

Por isso: Sejam bons e felizes para toda a vida!

Diogo Soares




Sessão sobre "Os Afectos"
Enfermeira Isabel Cruz a conversar connosco
A importância da Família
O baú

0 comentários:

Enviar um comentário