quarta-feira, 23 de março de 2011

Visita ao Museu da Água

No dia 21 de Março, as turmas do 3º e 4º ano da Escola de Caparide foram visitar o Aqueduto das Águas Livres e o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras.
Começámos pelo Aqueduto das Águas Livres, onde fomos guiados pela Srª Bárbara. Atravessámos o Aqueduto e, para isso, andámos 2 km a pé. No entanto, até andámos pouquinho porque o Aqueduto, no total, tem 58 135 metros.
Em 1731, no reinado de D. João I, começou a construção do Aqueduto das Águas Livres para abastecer de água a cidade de Lisboa. Em 1748, o Aqueduto entra em funcionamento mas, no entanto, só foi terminado em 1799, 68 anos após o início da sua construção.
A arcaria sobre o Vale de Alcântara, constituída por 35 arcos (14 ogivais e os restantes em volta perfeita), tem 941 metros de comprimento, tendo o maior arco 65 metros de altura por 32 metros de largura. Ao todo, o Aqueduto tem 109 arcos.
Toda a água que passava pelo Aqueduto era conduzida até Lisboa por pequenos aquedutos e galerias, indo ter ao aqueduto principal e seguindo para o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras. Daqui, passava pela Casa de Registo para ser distribuída pelas fontes e chafarizes de Lisboa.
Na nossa visita ao Reservatório observámos a galeria principal e percorremos mais 500 metros de aqueduto. Lá fora, vimos um busto do Manuel da Maia, principal autor da construção do Aqueduto.
Gostámos muito desta visita e aprendemos bastante. Agora só nos falta visitar o Reservatório do Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos (sede do Museu).

                                                                                                                     
                                                                                                           Texto colectivo
















1 comentários:

Anónimo disse...

Deve ter sido uma visita de estudo muito interessante!!!! É sempre bom podermos visitar os nossos monumentos tão bonitos.
Ass.: Vera

Enviar um comentário